terça-feira, 2 de julho de 2013

Lula não se aposentou por invalidez em razão de ter perdido um dedo da mão

É mentira que Lula tenha se aposentado por invalidez em razão
de acidente de trabalho. 
Tenho visto esta imagem circular na minha rede, alegando que Lula se aposentou por invalidez em 1988 e que isso teria ocorrido por causa de ele ter perdido o dedo num acidente de trabalho. É uma calúnia, bem maldosa, envolvendo um acidente trágico, e quem a inventou poderia perder seu dedo ou parte ainda mais importante do corpo.

Na verdade, Lula se aposentou sim em 1988, por ter defendido os direitos dos trabalhadores contra a Ditadura Militar que vigorou entre 1964 e 1984, aposentadoria esta que foi concedida como direito garantido pela Constituição de 1988 a todos os que foram perseguidos e tiveram seus direitos negados pela Ditadura. Essa informação pode ser confirmada neste link do Ministério Público: http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_geral/aposentadoria-de-anistiado-concedida-a-lula-e-regular

"Baseado nas informações fornecidas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça, o procurador da República no Distrito Federal, Peterson de Paula Pereira, verificou que o presidente Lula foi considerado anistiado político em razão da cassação de seus direitos sindicais, ocorrido em abril de 1980, e por ter sido destituído do cargo de presidente dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo – SP, por ato de exceção. Comissão Especial de Anistia, do Ministério da Justiça, deferiu, de forma unânime, a anistia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 20 de abril de 1993, foi publicado, no Diário Oficial da União, ato do então ministro do Trabalho, declarando Luiz Inácio Lula da Silva como anistiado político. Com base na concessão de anistia, deu-se entrada no pedido de aposentadoria excepcional de anistiado, pela via administrativa, o qual foi deferido com data retroativa a 5 de outubro de 1988. Sendo assim, a concessão da aposentadoria, segundo estes requisitos, cumpriu o que determina a Constituição de 1988, que concede anistia aos que, no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição, foram atingidos, em decorrência de motivação exclusivamente política, por atos de exceção, institucionais ou complementares, asseguradas as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação a que teriam direito se estivessem em serviço ativo."

12 comentários:

  1. QUANTA GENTE PERDEU COM ESSA DITADURA EM ,ENEM POR ISSO TA APOSENTADO.

    ResponderExcluir
  2. O mundo pertence aos bem informados!

    ResponderExcluir
  3. Que saudades da Ditadura. Opa, ela ainda existe em Cuba, tem mais de 70.000 desaparecidos e presos políticos, nem por isso o PT ou a esquerda dá um pio. Cuba era a 3a economia das Américas antes do golpe del Castros, e trocou uma ditadura de direita por outra de esquerda.
    Se não fosse o golpe militar aqui, sabe la como estaríamos hoje.
    Que gente ideológica legal esses vermelhinhos, não é mesmo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita falta de informação.
      Há aproximadamente 270 presos políticos em Cuba hoje em dia: dois terços estão na base dos EUA, sendo torturados em Guantánamo.

      Excluir
    2. Terceira economia nas Américas onde??? quem te enganou???? Na boa é difícil entender da onde tiram essas porcarias!!!

      Excluir
  4. É bom sempre fundamentar as opiniões. Havia um boato, mais calúnia e difamação que boato, expresso na figura. Pesquisei e vi que era mentira. Não estamos falando de Cuba, país simpático cujo sistema político não me agrada, apesar de suas incríveis realizações na área de educação e saúde. Lula é aposentado por uma razão que deve ter beneficiado muitos outros: FHC, Serra, Caetano, Chico Buarque... (não sei se essa turma toda pediu e ganhou aposentadoria, mas pelo que entendi, poderiam).

    ResponderExcluir
  5. Lula é um anistado, sim,casaram o mandato de presidente do sindicato dos metalurgicos do ABC,o que durou aproximadamente 03(tres) meses, mais siguiu a receber o salario do sindicato como funcionario dele.
    Porque indennização?,se recibiu salario.
    O culpado de todo é INSS que otorguou uma aposentadoria irregular.
    Por tanto o LULA não tem culpa; pidiu e deram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem culpa sim porque se recebe o que não lhe é devido também é errado. Isso é uma grande sacanagem com o cidadão comum o Lula era um grevista profissional só vivia de fazer greve dos outros isso é outro erro onde os sindicalistas são grevistas profissionais e esses tipo de gente está em todo canto na UNE tem gente está a mais de 10 anos que estudante universitários são esses são verdadeiros parasitas e oportunistas já nem se lembra do ofício de torneiro mecânico usou o sindicato para se promover na política os membros do PT não tem caráter o mensalão está ai para provar e criaram o bolsa família para se perpetuarem no poder.

      Excluir
    2. Michel, sabia que o bolsa família foi criado por sugestão (e com financiamento) do Banco Mundial, cujo presidente é indicado pelos EUA? O Banco Mundial mantém um projeto só para apoiar o bolsa família, que é um programa premiado e que tirou milhões de pessoas da miséria, salvando milhares de vidas? E que, em escala menor, já tinha sido empregado por governos do PT e PSDB? Que para receber o benefício do bolsa família não há distinção de preferência partidária? Que o bolsa família pode ser mantido por qualquer partido que vença a eleição?

      Excluir
  6. Rogério El Rogo, se o Brasil não faz nada em relação a ditadura de Cuba, imagina que feio pros EUA, "a polícia do mundo".
    Tira a viseira.

    ResponderExcluir

Comentários agressivos ou caluniosos não serão aprovados