quinta-feira, 9 de abril de 2015

5 motivos porque a direita indignada deveria contra a terceirização no serviço público

Ontem a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4330/2004 que regulariza a terceirização de trabalhadores mesmo nas atividades fins das organizações. O PL é polêmico. Os partidos de esquerda (PT, PSOL, PC do B) votaram contra. A grande maioria dos deputados dos outros partidos votaram a favor. Há quase um mês, centenas de milhares de pessoas estavam de verde e amarelo nas ruas do país para protestar contra o governo Dilma e a corrupção. Por que não saíram ontem? Por que só havia sindicalistas vestidos de vermelho?

Aqui vão 5 motivos porque a direita indignada deveria estar nas ruas gritando bem alto contra o PL (e porque ficar quieto nesse caso representa uma baita incoerência):

[advertência: a lista a seguir contém ironia e sarcasmo]
  1. Meritocracia: Funcionários públicos precisam passar por concurso, mas terceirizados não, e podem ser contratados de acordo com o critério da empresa terceirizada. Já pensou no PT usando isso para contratar um monte de PTralhas incompetentes?  
  2. Combate à corrupção: empresas terceirizadas são mais um espaço para caixa 2 de campanha e outros desvios de dinheiro. Superfaturamento e direcionamento de licitações são relativamente fáceis de acontecer na contratação de serviços. Já pensou quantos mensalões podem sair daí?  
  3. Combate ao nepotismo: empresas terceirizadas têm a liberdade de contratar quem quiserem, incluindo os parentes e amigos dos políticos. Hoje, só funções de baixa remuneração são admitidas, mas já pensou quando houver analistas terceirizados? Já pensou nos partidos da base aliada fazendo a festa contratando a esposa, a filha, o genro, a sogra? 
  4. Eficiência: alta rotatividade não permite capacitação de longo prazo e acúmulo de experiência. É bem típico do PT não se preocupar com a eficiência. 
  5. Qualidade: uma parte da remuneração do funcionário público é a estabilidade. Pelo mesmo salário, no setor privado se obtém bem menos qualificação do trabalhador. Já pensou nos incompetentes petistas que vão ser contratados?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários agressivos ou caluniosos não serão aprovados