Estudos feitos nos EUA mostram o efeito do aumento da renda nas crianças de famílias de baixa renda:
1) Aumento da consciência: as pessoas sem "consciência" tendem a mentir, roubar, quebrar regras e ter dificuldade de prestar atenção.
2) Cordialidade (agreeableness): as pessoas que têm se sentem mais confortáveis com outras pessoas e mais capazes de realizar trabalho em equipe.
Essas duas características melhoram o desempenho profissional e as relações familiares. O link não menciona, mas deve haver grande efeito na redução da criminalidade, incluindo a violência doméstica.
Os efeitos foram mais fortes nas crianças com maior deficiência dessas características de personalidade. O artigo considera que, enquanto as características cognitivas de uma criança podem ser melhoradas até os 8 anos, a personalidade segue maleável até a adolescência. E as mudanças tendem a ser permanentes.
Para mim, esses estudos reforçam a importância de Programas como o Bolsa Família, que podem mudar o destino de nossas crianças mais pobres.
http://www.washingtonpost.com/news/wonkblog/wp/2015/10/08/the-remarkable-ways-a-little-money-can-change-a-childs-personality-for-life/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários agressivos ou caluniosos não serão aprovados