terça-feira, 7 de julho de 2015

Onde Lula e Dilma erraram na economia? Nos últimos 10 anos, o Brasil cresceu mais de um trilhão de dólares

O gráfico abaixo compara o Produto Nacional Bruto (PPP, ou por poder paritário de compra, que leva em consideração a valorização das diferentes moedas) do Brasil com alguns países da Europa, escolhidos por terem economia de tamanho parecido com a do Brasil. Veja bem o impacto da crise em 2009, mas veja também a vantagem do Brasil em relação a todos os países desta comparação. A economia do Brasil ultrapassou a da França em 2006, e seguiu crescendo muito mais até 2014. Brasil passou o Reino Unido em 2007, e seguiu ganhando distância, crescendo mais até 2014. Também ganhou distância em relação à Itália e Espanha.

Então, eu pergunto, onde Lula e Dilma erraram? Veja que foi no período Dilma, durante a crise, que o Brasil cresceu mais e se adiantou, aproximando-se da Alemanha.

Fonte: http://data.worldbank.org/indicator/NY.GNP.MKTP.PP.CD/countries/BR-GB-DE-FR-IT-ES?display=graph

Mas então você vai dizer: não se pode comparar o Brasil com países desenvolvidos!

Então vamos comparar com países em desenvolvimento. Veja que não é fácil encontrar nada parecido com o Brasil. Mas vamos ver estes países, escolhidos por serem vizinhos ou terem economia e população comparáveis às do Brasil. Apesar de o Brasil ser bem maior, nada de muito diferente aqui, a não ser pela Indonésia, que tem um crescimento linear muito forte, aparentemente sem variações, independente de crises internacionais. No período, México foi bem pior que o Brasil, talvez devido à sua dependência dos EUA, coração da crise. Venezuela vem estagnada desde 2008, período em que a economia brasileira cresceu mais de passou de pouco mais de 2,5 trilhões de dólares para cerca de 3,25 trilhões. Então, pergunto, onde Dilma errou no período?

Fonte: http://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.PP.CD/countries/BR-MX-ID-CL-CO-VE-AR?display=graph

Agora veja este gráfico, que mostra o crescimento do PIB, juntando países da Europa e da América Latina. Veja que o Brasil não foi nada mal. Pelo menos até o pessimismo semeado pela mídia pegar na cabeça dos empresários. Mesmo assim, foram variações dentro do normal de outros países. 



É possível que Dilma esteja errando agora, implementando o programa de ajuste fiscal da mídia, que a mídia brasileira vendeu a todos que era certo. Dilma corre o risco de estar jogando fora o bebê com a água da banheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários agressivos ou caluniosos não serão aprovados